Conheça mais sobre a autora de O Diário de Uma Princesa Desastrada

Maidy Lacerda nasceu em Minas Gerais, em 1997 e desde criança, sempre amou universos mágicos, princesas e contos de fadas. Com uma infância tão desastrada quanto a da princesa Amora, a Maidy também é canhota assim como a princesa e não era tão aceita na escola por ser considerada bem diferente dos colegas. (qualquer semelhança com a Amora não é mera coincidência!)
E um segredo? Maidy é seu nome artístico e o nome real da autora é Yara — Um nome em homenagem a doutora que salvou a sua vida no hospital no dia de seu nascimento.
De onde surgiu o nome Maidy?
Autora sempre foi muito tímida e nessa época, no início da internet, ela ainda estava na escola e não queria que os colegas descobrissem seus conteúdos e isso virasse piada. Então ela criou o apelido Maidy, que vem de Mermaid que é sereia em inglês e adicionando um Y de Yara no final. Maidy sempre amou sereias e seu próprio nome é de uma sereia brasileira, então por isso a escolha da criatura mágica.

A Maidy é formada em Cinema e Audiovisual, com especialização em Roteiro e Escrita Criativa, onde usou todo seu conhecimento com os filmes para criar os enredos de seus livros.
Maidy iniciou na internet com um blog literário, onde dava dicas de leituras e resenhava livros. Com o surgimento dos conteúdos em vídeo e do Youtube, ela criou seu canal em 2015, o Dear Maidy. No início do canal, Maidy produzia conteúdos sobre livros e aos poucos os assuntos foram expandido até encontrar seu nicho atual: os filmes animados e o universo Disney.
Criando teorias e analisando trailers, hoje o canal Dear Maidy já soma mais de 1.8 milhões de inscritos.
Sempre foi o sonho da Maidy um dia publicar seus livros e desde a adolescência, já escrevia várias histórias. Então foi uma grande realização quando a Editora Planeta entrou em contato para que ela publicasse seu primeiro livro na editora.
Maidy escolheu escrever um livro que seria uma releitura das princesas dos contos de fadas, nos dias de hoje e no Brasil, seguindo A Pequena Sereia, Bela e a Fera, e Aladdin. Segue um trecho inédito da história que nós do Jornal Florim conseguimos em primeira mão:

Se você já leu os diário da Amora, já deve ter percebido que algumas coisinhas desse livro foram parar em Florentia. Como o lema “na escuridão se force a florescer” e todo dilema de uma sociedade secreta. Cof, cof, Sociedade Floreios.
Entretanto, no meio da escrita deste livro, a Maidy gravou um vídeo reagindo ao próprio diário e percebeu o quanto os fãs gostaram desse conteúdo e pensou que seria incrível escrever um diário inspirado na própria infância. Assista o vídeo que mudou tudo e deu o pontapé para Princesa Desastrada nascer:
Porém o livro anterior estava quase pronto e a Maidy já trabalhava nele há quase um ano. Só que algo dentro dela dizia que a história da garota do diário seria bem mais interessante, então ela arquivou o livro antigo e escreveu um novo… Faltando poucos meses para o prazo de entrega do livro terminar.
Como a Maidy criou O Diário de uma Princesa Desastrada?
Inspirado em seus diários de infância, a Maidy começou a escrever um livro que seria o diário de uma garota no mundo real, bem desastrada e atrapalhada, porém ao longo da escrita esse mundo real passou a ganhar cada vez mais magia e assim, o reino encantado de Florentia nasceu. Com bastante referência da própria infância, de sua família e de contos de fadas, os diários da Amora carregam toda essa essência da autora.
Confira um trecho inédito da primeira versão de Princesa Desastrada:

(Pois é, o pai da Amora apareceria desde o começo e ele quem fez a gororoba que aparece na história. Essa ideia não foi para a frente e em breve o pai dela aparecerá na saga… 👀)
E também na primeira versão foram “primos” que comeram os doces da Amora e não a Olivia, mas esses primos foram cortados da história:

Durante a escrita e criação do primeiro livro, a autora gravou um vlog de todo processo. Confira o vídeo para ver todas as etapas da criação de todo início da saga de Princesa Desastrada:
Atualmente a saga de Princesa Desastrada já conta com 3 livros em sequência e um spin-off, O Caderno de Maldades do Scorpio. Já disponível nas principais livrarias do Brasil, em Portugal e em lojas online.
Em qual ordem ler princesa desastrada?
Outra pergunta que a autora recebe muito, então acompanhe a ordem de leitura:

Atualmente O Caderno de Maldades do Scorpio 2 e Princesa Desastrada 4 estão confirmados para 2025. E Princesa Desastrada 5 para 2026, além de outros 8 novos livros da saga, incluindo livros únicos e que adentram mais no universo de Florentia. Confira as novidades:
Isso, claro, é o que a Maidy conta. Mas todos nós sabemos que ela é a Senhorita Yara, aquela do acampamento Floreios e pegou os próprios diários da Princesa Amora e levou para o mundo real. Como ela saiu de Florentia? Ainda preciso descobrir.
Obrigada, caros leitores por acompanhem mais uma reportagem do Jornal Florim!